Indústria da construção pede que STF declare constitucionalidade da Lei Geral do Licenciamento Ambiental 

Câmara Brasileira da Indústria da Construção aponta possível insegurança jurídica em ações que questionam diretrizes do Legislativo

13/04/2026 14h46 
Imagem em destaque de grande árvore no meio da florestaFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja declarada a constitucionalidade integral da Lei Geral do Licenciamento Ambiental (LGLA). O pedido foi feito na Ação Declaratória de Constitucionalidade  (ADC) 102 , distribuída ao ministro Alexandre de Moraes. 

Segundo a CBIC, após a promulgação da Lei 15.190/2025, entidades da sociedade civil e partidos políticos que venceram no processo legislativo passaram a questionar, no STF, a compatibilidade da lei com a Constituição Federal. Para a entidade, esse movimento é uma contestação direta às escolhas legítimas do Congresso Nacional, com possível insegurança jurídica e instabilidade institucional.  

A organização sustenta que, ao contrário das contestações, a lei não reduz a proteção ambiental, mas “reafirma e fortalece” o dever constitucional de defesa do meio ambiente. Por isso, requer o reconhecimento da constitucionalidade da norma, a fim de afastar interpretações que busquem invalidar opções legislativas legitimamente impostas pelo Congresso Nacional. 

(Cezar Camilo/AS//CF) 

Link: https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/industria-da-construcao-pede-que-stf-declare-constitucionalidade-da-lei-geral-do-licenciamento-ambiental/


Indústria da construção pede que STF declare constitucionalidade da Lei Geral do Licenciamento Ambiental 

Câmara Brasileira da Indústria da Construção aponta possível insegurança jurídica em ações que questionam diretrizes do Legislativo

13/04/2026 14:46
Imagem em destaque de grande árvore em meio a florestaFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja declarada a constitucionalidade integral da Lei Geral do Licenciamento Ambiental (LGLA). O pedido foi feito na Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 102, distribuída ao ministro Alexandre de Moraes. 

Segundo a CBIC, após a promulgação da Lei 15.190/2025, entidades da sociedade civil e partidos políticos que ficaram vencidos no processo legislativo passaram a questionar, no STF, a compatibilidade da lei com a Constituição Federal. Para a entidade, esse movimento é uma contestação direta às escolhas legítimas do Congresso Nacional, com possível insegurança jurídica e instabilidade institucional.  

A organização sustenta que, ao contrário das contestações, a lei não reduz a proteção ambiental, mas “reafirma e fortalece” o dever constitucional de defesa do meio ambiente. Por isso, requer o reconhecimento da constitucionalidade da norma, a fim de afastar interpretações que busquem invalidar opções legislativas legitimamente adotadas pelo Congresso Nacional. 

(Cezar Camilo/AS//CF) 

Link: https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/industria-da-construcao-pede-que-stf-declare-constitucionalidade-da-lei-geral-do-licenciamento-ambiental/