Ministra Cármen Lúcia representa STF no congresso internacional sobre 200 anos do Judiciário na América Latina

Evento no Peru reúne autoridades de diversos países para debater independência judicial e desafios contemporâneos das cortes supremas 

22/01/2026 18h06
Ministra Cármen Lúcia na abertura do Congresso Internacional de Cortes de Justiça: 200 Anos dos Poderes Judiciários na América LatinaFoto: Poder Judiciário do Peru

A ministra Cármen Lúcia participa em Lima, no Peru, do “Congresso Internacional de Cortes de Justiça: 200 Anos dos Poderes Judiciários na América Latina”. Ela representa o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, no evento organizado pelo Poder Judiciário do Peru, que teve início nesta quinta-feira (22) e vai até sábado (24). 

Na manhã desta quinta-feira (22), a abertura do congresso reuniu autoridades judiciais da América Latina e delegações da Europa. Além da ministra, a solenidade contou com a presença da presidente do Poder Judiciário do Peru, Janet Tello Gilardi, e de magistradas, magistrados e representantes de cortes supremas de diversos países, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Panamá, Paraguai e Uruguai, além de convidados da Espanha, da Itália e da França. O objetivo do encontro é promover o diálogo institucional e o intercâmbio de experiências entre as Cortes e fortalecer o papel do Judiciário na região.  

A programação está estruturada em eixos temáticos. No primeiro dia, os debates abordaram a formação histórica dos Poderes Judiciários no contexto dos processos de independência, bem como questões relacionadas às garantias da carreira da magistratura, à autonomia institucional e à independência judicial. 

No segundo dia, as discussões concentram-se na justiça estratégica na América Latina contemporânea, com reflexões sobre o papel das altas cortes, a segurança jurídica, os precedentes judiciais e os desafios do funcionamento do sistema judicial. 

O último dia é dedicado a temas atuais que afetam diretamente o Judiciário, como o enfrentamento à criminalidade organizada, os crimes de alta complexidade, instrumentos jurídicos de extensão de domínio e os desafios contemporâneos da independência judicial. 

(Cairo Tondato/JP//CF) 

Link: https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/ministra-carmen-lucia-representa-stf-em-congresso-internacional-sobre-200-anos-do-judiciario-na-america-latina/