Presidente do STF participa da abertura do Jubileu do Bicentenário dos Cursos Jurídicos no Brasil

Ministro Edson Fachin integrará Mesa de Honra; a cerimônia acontece na segunda-feira (10), na Faculdade de Direito da USP; evento será transmitido pela TV Justiça.

07/08/2026 17:37
Fotografia do Fachada da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco)Foto: Reprodução /FDUSP

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, participará, na próxima segunda-feira (10), da abertura de abertura do Jubileu do Bicentenário dos Cursos Jurídicos no Brasil. O evento será realizado às 10h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), no Largo de São Francisco, em São Paulo.

A cerimônia marca o início das celebrações pelos 200 anos da criação dos cursos jurídicos no Brasil, instituídas por Dom Pedro I em 11 de agosto de 1827. Naquele ano, foram criadas as Faculdades de Direito de São Paulo e de Olinda, esta última atualmente vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A abertura será conduzida pelo reitor da USP, Aloísio Segurado, e pela diretora da FDUSP, Ana Elisa Bechara. O presidente do STF integrará a Mesa de Honra e fará um dos pronunciamentos da cerimônia de encerramento.

Entre os membros da Tribuna de Honra será o ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski, professor emérito da USP.

A programação prevê, ainda, a entrega da comenda “Amigos 200 Anos”, destinada a homenagear personalidades de destaque em diferentes áreas de atuação, como as áreas cívica, jurídica, cultural e acadêmica, cuja trajetória representa valores como democracia, justiça e liberdade de pensamento.

O evento será transmitido pela TV Justiça.

Confira a programação completa .

(Suélen Pires com informações da FDUSP//AD)

Link: https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/presidente-do-stf-participa-da-abertura-do-jubileu-do-bicentenario-dos-cursos-juridicos-no-brasil/