Associação aciona STF contra normas que proíbem a criação de pit bulls em Santa Catarina

Entidade diz que regras estaduais podem levar à extinção da raça no estado

28/07/2025 18h36
Foto colorida na posição retrato mostra fachada do STF, com destaque para os arcos do prédio. A iluminação de fim de tarde se reflete no prédio.Foto: Carlos Humberto/STF

A Associação Intercontinental de Cinofilia (AIC) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra uma lei e um decreto de Santa Catarina que proíbe a criação e a comercialização de cães da raça pit bull e de seus cruzamentos. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7850 foi distribuída ao ministro André Mendonça.

Para a AIC, a Lei estadual 14.204/2007 e o Decreto 1.047/2025 tratam de temas que competem exclusivamente à União, como comércio exterior e interestadual e propriedade de animais, além de princípios constitucionais como a iniciativa livre e a proteção dos animais.

Sobre esse ponto, a entidade também argumenta que as normas não podem ser justificadas como medida de proteção ambiental, já que impõem medidas, como a castração obrigatória de filhotes, que podem levar à extinção da raça no estado. 

A associação pede que o STF conceda uma medida cautelar para suspender as critérios impostos aos criadores até o julgamento do caso. 

(Gustavo Aguiar/CR//CF)

Link: https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/associacao-aciona-stf-contra-normas-que-proibem-criacao-de-pit-bulls-em-santa-catarina/